Quénia: Grupo Banco Africano de Desenvolvimento aprova fundos para apoiar mulheres e jovens no agronegócio

0
farmer

Photo by Alok Kumar on Pexels.com

O Conselho de Administração do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, aprovou um investimento de capital de 18 milhões de euros no Fundo de Garantia Africano (AGF) e mais 1,2 milhões de euros para apoiar jovens e mulheres empresárias envolvidas em cadeias de valor agrícolas no Quénia.

O financiamento, aprovado em 6 de Junho de 2023, foi concedido pela União Europeia (UE) no âmbito da sua parceria com o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento.

Nnenna Nwabufo, Directora-Geral do Grupo Banco para a África Oriental, referiu a aprovação como “mais um marco na implementação da parceria com a UE, que também assinala a importância dada ao papel das mulheres e dos jovens no sector agrícola no Quénia”. 

A procura de financiamento para as micro, pequenas e médias empresas (MPME) continua a não ser satisfeita no Quénia e foi agravada pelas perturbações causadas pela pandemia de Covid-19. A Corporação Financeira Internacional (IFC) estima que o défice de financiamento das PME ascende a 19,38 mil milhões de dólares, representando 30 por cento do PIB do país.

inquérito do Banco Mundial sobre as empresas e a Covid-19 (BPS) mostra que muitas empresas potencialmente viáveis continuam em dificuldades. O sector agrícola emprega a maioria da população, especialmente nas zonas rurais, e representa 60% das exportações do Quénia. Segundo os dados da Kenya Youth Agribusiness Strategy 2017–2022, 64% dos quenianos desempregados são jovens (18 a 35 anos), com a maioria a afastar-se da agricultura para sectores não agrícolas em rápido crescimento nas zonas urbanas.

As mulheres enfrentam muitos obstáculos que dificultam o seu acesso ao financiamento e o crescimento das suas empresas. Estes incluem a falta de competências de gestão empresarial, barreiras jurídicas, sociais e políticas, um acesso deficiente a redes e informações e opções de financiamento inadequadas às suas necessidades específicas.

Os bancos consideram frequentemente que as empresas lideradas por mulheres são arriscadas devido à baixa qualidade ou ao número reduzido de activos como garantia e à dimensão geralmente mais pequena das empresas. Por conseguinte, apoiar as mulheres empresárias e catalisar o investimento privado neste segmento são medidas cruciais para promover o crescimento económico inclusivo no Quénia.

Segundo o Inquérito Económico de 2017 do Instituto Nacional de Estatística do Quénia, os empréstimos dos bancos comerciais ao sector em 2016 situaram-se em apenas 3%, uma vez que o nível de risco deste segmento de clientes é considerado elevado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *