...
Connect with us

Visão Notícias

CONFERÊNCIA DE ALTO NÍVEL EM MAPUTO BUSCA SOLUÇÃO PARA PAZ E SEGURANÇA

Published

on

Com vista a apoiar o processo de pacificação, a ORPHAD organizou uma conferência nacional de Alto Nível sobre Paz, Segurança, Reconciliação Nacional e Desenvolvimento de Moçambique.

Advertisement
https://jornalvisaomoz.com/arquivos/11560

No seu discurso de abertura, Argentino Francisco Vitua, Director Executivo da Organização Não Governamental, apontou como principais desafios a exclusão de mulheres, jovens e portadores de deficiência, ambiguidade de liberdades religiosas, sucessivos desastres naturais, ataques cibernéticos e terroristas, entre outros males que retardam o desenvolvimento do país.

Vitua, reiterou o compromisso da organização que dirige em manter o seu posicionamento em torno de temáticas propostas para o destaque, como plataforma de paz e mecanismo nacional de diálogo, bem como o papel das missões diplomáticas e dos doadores internacionais.

Por sua vez, William Mulhovo, Director Nacional de da Diakonia, considera que a conferência ressalta a necessidade urgente de buscar soluções e estratégias eficazes para promover a paz por entender se tratar da base para o desenvolvimento sustentável em Moçambique e sem a mesma não se pode avançar para o progresso económico e social almejada.

Advertisement

Mulhovo, defende que a paz permite que haja justiça, igualdade, respeito pelos direitos humanos e oportunidades iguais para todos, desafiando, assim, todos os actores políticos, sociedade civil, comunidades locais e parceiros internacionais para trabalharem juntos para construir um Moçambique mais pacífico, inclusivo, seguro e mais próspero através da busca de soluções para curar as feridas do passado.

Já a representante da Embaixada da Suécia, Kajsa Johansson, enalteceu os passos dados no processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) das forças residuais do maior partido da oposição moçambicana, que culminou com o encerramento da última base da RENAMO, porém, considera que só será possível viver em paz quando tiver uma ausência da violência estrutural, pois a falta de habitação, saúde, emprego, educação e direitos económicos, assemelha-se à violência armada.

Advertisement

Johansson, convidou aos demais participantes da conferência para uma reflexão sobre a possibilidade ou não da construção de uma coesão social em Moçambique, olhando para as realidades vividas pelas comunidades nas províncias da zona Norte do país.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.