Dan Porto lança livro “Tempo de ninguém”

O escritor brasileiro Dan Porto, inspirado pela canção “Transversal do Tempo”, de autoria de João Bosco e no álbum homónimo de Elis Regina(1978), entrega para o público leitor e aspirantes a leitores mais uma obra literária que apesar não reservar surpresas, expecta exemplos claros de uma vida mais focada no fazer o bem.

O livro é inspirado na canção “Transversal do Tempo”, de João Bosco e Aldir Blanc, e no álbum homónimo de Elis Regina (1978), reunindo textos poéticos do período entre 2017 e 2019, época de trânsito e suspensão do autor, mudança de espaço e de trajectória profissional. Trata de tempo, resistência e da invisibilidade humana diante dela mesma.

“Escrevo de uma fenda, do não-espaço e do não-tempo, invisível no mais fundo da terra e no mais alto céu, sem voz, sozinho e solitário, e assustadoramente livre.

“O clamor do desejo, o silêncio, o macho-fêmea que enfia o dedo na própria dor, o voo, o lado de dentro, a fé, a única existência talvez seja a fé, mesmo que seja ela também invisível, mas diante dela o mistério e o assombro a sustentam.

“Da margem a voz que salva é a poesia, a resistência, a luta é o amor e a verdade.

“a poesia do poeta, o tesouro da criança, o aniquilamento das guerras.

“Toda luz aqui é vós, não fosse a vela imaterial e imortal e sucumbiríamos”.

Após a trilogia “Série poética”, de 2016, o livro ‘tempo de ninguém’ marca a entrada do autor nas minúsculas, reflexo da busca pela palavra e a sensação essenciais e nos temas mais metafísicos, assim como o movimento em direcção aos estudos da oralidade do poema e a poesia-performance.

Biografia do autor:

Dan Porto lê, observa e escreve. Tentou dançar, jogar voleibol, até ser sério, tentou. Tornou-se poeta por circunstância. Publicou ‘Pequeno Manual do Vestibular’ (2009), ‘Raridades’ (2011), ‘Viver e ajudar a viver’ (2014), Série Poética: ‘Just it’ (2015), ‘Carménère’ (2015), ‘Xilema’ (2015), ‘Invasão Poética’ (org., 2016), ‘A cura da Aids’ (2017), além de textos avulsos em jornais e revistas de literatura. É criador do Transtexto, técnica de criação poética experimental, e do projeto “As Pessoas de Fernando”. Acompanhe o autor pelo @danportoeu.

Livro: tempo de ninguém

Autor: Dan Porto

Editora: Folheando

Link pré-venda: https://www.editorafolheando.com.br/pd-91ca75-tempo-de-ninguem.html?ct=&p=1&s=1

408
Sobre o autor: Redacção do Jornal Visão Moçambique
Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.
Compartilhar isso

Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.