Detido Juiz após receber 20 Mil de suborno na Matola

0

O Gabinete Central de Combate à Corrupção(GCCC) deteve um juiz suspeito de fazer cobranças ilegais de dinheiro no Tribunal Judicial da Província de Maputo, na cidade da Matola.

O homem, que desempenhava a função de juiz de direito A, foi detido em flagrante na Sexta-feira, (14) na posse de 20 mil meticais, referiu o GCCC numa nota enviada à comunicação social.

“Segundo a denúncia, o valor foi exigido pelo indiciado a uma cidadã, parte num processo, cujos trâmites correm termos na instância judicial em que o mesmo exerce funções, como condição para praticar um ato processual da sua competência”, refere o GCCC no documento.

Segundo o Gabinete de Combate a Corrupção, o juiz foi interrogado Segunda-feira(17) no Tribunal Superior de Recurso de Maputo, onde foi determinada a sua prisão preventiva.

Citado pelo Jornal O País, o jurista Damião Cumbane, aponta que é preciso ter em conta mais elementos à volta do acto de corrupção envolvendo o magistrado.

“A única coisa que se sabe é que o indiciado foi apanhado com 20 mil Meticais, então a junção de todos os elementos que andam à volta deste crime é que vai determinar a moldura penal que vai ser aplicada”, disse Damião Cumbane.

De acordo com a mesma nota do Gabinete Central de Combate à Corrupção, o processo-crime registado encontra-se na fase de instrução.
A Procuradoria-Geral da República confirma a detenção e promete trazer mais detalhes sobre o assunto nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *