Itália, Dinamarca, Noruega, Islândia, Áustria, Estônia, Lituânia, Letônia e Luxemburgo, suspenderam temporariamente a aplicação de vacinas contra Covid-19 fabricadas pela AstraZeneca para se certificarem de que elas não tem ligação com efeitos colaterais mais graves.
Mesmo com esta suspensão autoridades da Saúde apontam que a medida é preventiva visando fazer uma averiguação completa para se saber ao certo se a vacina é mesmo inaceitável. Mais adiante as autoridades destes países apontam que a taxa de problemas não supera a da população geral com efeitos colaterais.
Na Dinamarca a suspensão por duas semanas foi feita após aparecimento de coágulos sanguíneos que resultaram numa morte, enquanto, noutros países a suspensão deveu-se a óbitos após a toma da mesma vacina que originou uma trombose em uma mulher imunizada na Áustria e de homens na Sicília.
A Dinamarca através dos órgãos da saúde fez saber que embora não se tenha certeza da ligação dos coágulos e a vacina o melhor é parar pra se fazer uma reavaliação do imunizante.
A Agência Regulatória da União Europeia (EMA) revelou nesta quinta-feira que desde o início da vacinação 22 pessoas perderam a vida com casos de trombose em mais de 3 milhões de vacinados nos 30 países do Espaço Económico Europeu que compreende a Islândia, EU, Noruega e Linchtenstein.
A empresa fabricante da vacina referiu após os relatos que, os ensaios clínicos não revelaram efeitos colaterais graves e que sua prioridade é a segurança das pessoas imunizadas. Esta afirmação da empresa também foi confirmada pelo Presidente do comité de medicina de saúde pública da Associação de Medicina Britânica Peter English dizendo que não incomum que a introdução de uma nova vacina seja interrompida por relatos de eventos adversos.
“Isso é sinal de que os sistemas de monitoramento de eventos adversos estão a funcionar correctamente mas, não mostra isso que as reacções estejam a ser provocadas pelas vacinas”, referiu English.
Apesar da negação dos governos e especialistas sobre as mortes e as tromboses, a suspensão da vacinação, interrompe o processo de imunização gerando atrasos dos planos antes traçados.
MAIS...
Menino de 4 anos que teve seu órgão genital amputado tem esperança de vê-lo restaurado
Uma criança de apenas 4 anos, viu seus órgãos genitais amputados em 2020, e, passados pouco mais de dois anos,...
Gravidez precoce e fraca cobertura de unidades sanitárias preocupa cirurgiões de fístula obstétrica
"Até uma criança de 4 anos teve fístula obstétrica devido à violação sexual" Médicos especialistas em cirurgia de fístula obstétrica...
FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE EM NAMPULA: Boa Esperança lança primeira pedra para a construção de edifício próprio
O Instituto Superior Boa Esperança, localizado na zona norte do País, concretamente na Província de Nampula, lançou oficialmente na manhã...
ONUSIDA, PEPFAR e FUNDO GLOBAL ENVOLVIDOS NO CONTROLO DA EPIDEMIA DE HIV NO PAÍS
O PEPFAR, o FUNDO GLOBAL e a ONUSIDA realizaram hoje uma conferência de imprensa para falar sobre a implementação de...
Moçambique acolhe conferência internacional sobre pesquisa e tratamento do HIV
O Instituto Nacional de Saúde (INS), Sofia Viegas, lançou esta Quinta-feira, em Marracuene, província de Maputo, a conferência internacional de...
Comentários do Facebook