Connect with us

Visão Notícias

2.ª Edição do Programa de Liderança em Economia Azul realiza-se em Julho

Published

on

A 2.ª Edição do Programa de em Azul (PLEA) realiza-se nos dias 6, 7 e 8 de Julho, em Lisboa. Esta acção de capacitação apresenta um plano curricular com visão 360 graus, que inclui a abordagem aos pilares do direito e da economia do mar; a caracterização dos sectores de actividade económica tradicionais e emergentes; a identificação dos desafios do oceano e das oportunidades da economia azul; e a partilha de metodologias de planeamento, gestão e inovação assentes na sustentabilidade e na regeneração.

O PLEA capacita pessoas e organizações para o aproveitamento económico das actividades tradicionais e emergentes da economia do mar sustentável. As actividades económicas referidas incluem as que ocorrem no oceano; as que ocorrem nas zonas costeiras e em águas interiores; e todas as que – independentemente da localização – actuam ou dependem de fileiras da economia do mar.

Advertisement

A sua concepção assenta no princípio de que o conhecimento é o motor da inovação e do – potenciar o aproveitamento económico, social e ambiental do oceano, de forma sustentável, exige a capacitação de pessoas com o conhecimento e as ferramentas fundamentais.

A 1.ª Edição do Programa PLEA realizou-se em Abril 2022 e contou com a presença de participantes com diferentes perfis. Eunice Tavares de Melo, empresária e empreendedora com várias actividades económicas nos Açores, participou na acção e considera que “a actualidade dos temas apresentados e o ambiente aberto e colaborativo em que foram partilhados, criaram um espaço único para despertar novas e valiosas ideias para empreender na economia do mar sustentável”. João Azevedo, licenciado em gestão portuária e mestrando em e Sustentabilidade do Mar (ISCTE), participou também e acrescenta:

Advertisement

O programa encontra-se extraordinariamente bem estruturado, englobando temas atuais e pertinentes para a de um mar de ideias associadas à economia do futuro, a economia azul.”

O Programa de Liderança em Economia Azul inspira-se em três grandes pilares:

(social, económico e ambiental) da economia do mar, de acordo com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas;

Advertisement

– Modelos económicos circulares e regenerativos; e

– Moldura de finanças e investimento sustentável (ESG).

Advertisement

A sua estrutura é modular e flexível, sendo possível participar em apenas 1 dia; em 2 dias; ou nos 3 dias previstos, de acordo com a disponibilidade e a relevância dos conteúdos para cada participante. O 1.º dia agrupa a caracterização da economia azul 3.0 e temas relacionados com o ambiente; o 2.º dia explora temas relacionados com o direito, e gestão; o 3.º dia aborda temas relacionados com as pessoas e a definição, e implementação de estratégias de desenvolvimento.

Os participantes assimilam um sistema operativo azul que lhes permite ver com clareza e decidir com confiança – uma licença de “condução” azul – para gerir uma equipa ou região; avaliar um investimento; implementar um projecto; e/ou construir uma . Cláudia Pires Cheio, licenciada em Ciências do Meio Aquático pela Universidade do Porto, com estágio na Agência Europeia da Marítima (EMSA), participou também na 1.ª Edição do Programa PLEA. Classifica a acção de capacitação como “Um programa holístico, integrado e cativante. Sem dúvida uma formação relevante para o contexto do nosso e orientada para as mais prementes questões globais.”

Advertisement

Related Posts

Continue Reading
Advertisement