Autárquicas 2023: Razaque Manhique visita KaMavota

0
Munícipes de KaMavota marcham com Razaque Manhique

O Cabeça-de-lista da Frelimo para autárquicas de Outubro próximo pela cidade de Maputo, Razaque Manhique, marchou junto dos munícipes e simpatizantes do partido, na manhã de ontem (Sábado), cantando atempadamente a vitória.

Foram mais de 200 cidadãos daquela parcela da capital do país que confraternizaram com o indicado para a disputa do presídio dos destinos de Maputo, onde a FRELIMO governa desde 1974.

Manhique, referiu que sempre estará assente a sua tónica de governação participativa, colocando suas promessas nos mais sensíveis(Crianças, Idosos e Jovens), a esperança de um dia-a-dia menos tortuoso, caso seja eleito por estes para governar a cidade do “Dinheiro” nacional.

“A nossa governação será centrada no enquadramento da criança, dos jovens e até dos idosos em que devemos nos preocupar dia-a-dia para encontrar as melhores soluções para os seus problemas diários, no nosso governo ninguém fica de fora, estão todos incluídos porque juntos somos mais fortes”, disse.

Munícipes de KaMavota marcham com Razaque Manhique
Razaque Manhique durante um comício popular com os membros do Partido Frelimo e munícipes de KaMavota

Aos jovens, o candidato tem dado esperança de emprego e formação técnico profissional.

“O emprego para os jovens têm sido a grande preocupação das mães nos últimos tempos, eu conheço todos os problemas dos distritos e nós estamos preparados para resolver essa problemática de emprego. Fora isso apostaremos na formação dos nossos jovens, dando arte para eles, criaremos um centro ao nível da cidade onde daremos diversos cursos, de electricidade, mecânica e muito mais. Vamos criar condições para o auto-emprego funcionar e essa é a nossa responsabilidade”.

Razaque Silvano Manhique, lembrou aos munícipes de KaMavota que seu partido está comprometido em ajudar a amenizar todas as preocupações da população.

HISTÓRICO DE GOVERNAÇÃO DA CIDADE DE MAPUTO

Após a assinatura dos Acordos de Lusaca, a Frelimo nomeou Alberto Massavanhane como Presidente do Conselho Executivo, e até 1997 os Presidentes do Conselho foram designados e nomeados pela Frelimo. A autarquia de Maputo é dirigida desde Novembro de 1998 por um Conselho Municipal, órgão executivo colegial constituído por um Presidente eleito por voto directo para um mandato de cinco anos e por 15 vereadores por ele designados. O governo é monitorizado por uma Assembleia Municipal, composta por vereadores também eleitos por voto directo. Antes desta data a cidade era dirigida por um Conselho Executivo nomeado pelo governo central.

PRESIDENTES DOS CONSELHOS EXECUTIVOS ATÉ 1997

Data da tomada
de posse
Presidente do Conselho Executivo
(Nomeado)
Governo de transiçãoAlberto Massavanhane[30]
17 de junho de 1980António Hama Thai[31]
1 de Dezembro de 1982Gaspar Horácio Mateus Zimba[32]
28 de Maio de 1983Alberto Massavanhane[33]
12 de Março de 1987João Baptista Cosme[34]
20 de Novembro de 1997Artur Hussene Canana[35]

INÍCIO DE GOVERNAÇÃO POR ELEIÇÃO ATRAVÉS DO VOTO DIRECTO

Data da tomada
de posse
Presidente do Conselho Municipal
(Eleito)
Partido
27 de Novembro de 1998Artur Hussene Canana[36]Frelimo
19 de Novembro de 2003Eneas da Conceição Comiche[37]Frelimo
7 de Fevereiro de 2009David Simango[38]Frelimo
7 de Fevereiro de 2014David Simango[39]Frelimo
7 de Fevereiro de 2019Eneas Comiche[40]Frelimo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *