CRIATIVOS MOÇAMBICANOS ESTÃO NA LISTA ‘KEEP WALKING: AFRICA TOP 30’

0

CRIATIVOS MOÇAMBICANOS ESTÃO NA LISTA ‘KEEP WALKING: AFRICA TOP 30’

DESCUBRA QUEM SÃO AS FIGURAS CULTURAIS DE ÁFRICA

DA NOVA GERAÇÃO

MAPUTO, Moçambique, 25 de Outubro de 2022: Dois criativos Moçambicanos estão entre os nomeados na primeira edição do Keep Walking: Lista dos Top 30 de África. Anunciada hoje, a lista inclui um grupo seleccionado de criativos e visionários Africanos da próxima geração que estão a impulsionar corajosamente a cultura através do cinema, da música, mídia, moda e arte.

Uma iniciativa inovadora da Johnnie Walker™ e da Trace, a lista surge depois de dois meses de pesquisa rigorosa com os gestores de talentos e líderes da indústria em todo o continente para identificar uma lista definitiva de figuras culturais pan-africanas.

Faz parte da lista o artista musical, De Hermes (conhecido pelo seu álbum de estreia “Love Hurts” e o seu festival de hip hop realizado anualmente em Maputo) e o estilista de moda Hélio Manjate, também conhecido como Luxury Recycle, que está a ajudar a esculpir uma estética africana moderna, tendo, entre outras, criado looks para a estrela angolana Edmazia Mayembe, o produtor musical Ell Puto e a actriz Anele Zondo. Co-criou looks para o vídeo do DJ Tárico Ft Nelson Tivane & Burna Boy-Yaba Buluku Remix em 2021.

Com a cultura africana a ganhar voz e a ser ouvida em todo o mundo, a Keep Walking: a lista Top 30 de África inclui nomes que têm impacto na cultura global como o produtor musical, Tempoe (que produziu o fenómeno global de C’Kay “Love Nwantiti”), a estrela Amapiano Musa Keys, o realizador Meji Alabi (49-99 da Tiwa Savage) e o artista visual Prince Giyasi (conhecido pela sua campanha para o iPhone da Apple e pela forma como apresenta a sua cidade natal, Accra).

 

“Estamos muito satisfeitos por termos sido capazes de dar vida a esta nova plataforma de prémios juntamente com Johnnie Walker™ e de identificar este grupo inspirador de figuras culturais. Todos eles seguem os seus próprios caminhos e, ao fazê-lo, trazem subtileza e progresso à cultura africana; pelo qual o mundo está a tomar consciência”, diz Valentine Gaudin-Muteba, Director Executivo da Trace, África Austral.

A longa lista inclui artistas e criativos de todo o continente – de Angola à Costa do Marfim, Camarões, Etiópia, Gana, Gabão, Quénia, Moçambique, Nigéria, Ruanda, África do Sul, Tanzânia e Zâmbia – todos eles deram um impulso para moldar e fazer avançar a cultura Africana.

 

Na inauguração de Keep Walking: A lista dos Top 30 de África são: 

 

Música – DJ Desiree (África do Sul); Ish Kevin (Ruanda); produtor Tempoe (Nigéria); De Hermes (Moçambique); Guchi (Nigéria); Musa Keys (África do Sul); Pongo (Angola); Marioo (Tanzânia); DJ Black Spygo (Angola); Ruger (Nigéria); Yilim (Costa do Marfim).

 

Arte – Fanuel Leul (Etiópia); Obou Gbais (Costa do Marfim); Príncipe Gyasi (Gana) e; Sungi Mlengeya (Tanzânia). 

 

Cinema – Director  Meji Alabi (Nigéria/Reino Unido); actriz Syndy Emade (Camarões); cineasta Maradona Dias dos Santos (Angola); Evelyne Illy (Costa do Marfim); SkinnyFilmmaker aka Jay Muigai (Quénia); actor/director Kang Quintus (Camarões); actriz Eliane Silva (Angola); actor Silvio Nascimento (Angola). 

 

Moda – Lafalaise Dion (Costa do Marfim); Luxury Recycle (Moçambique); Nana Kwasi Wiafe (Gana); Junior Orina (Quénia); Mainga Sanderson (Zâmbia).

 

Media – Fidjil (Camarões); Nana Mitch (Gana).

 

“Gostaríamos de parabenizar a todos os candidatos – todos eles merecem este reconhecimento. Na nossa busca em todo o continente por uma lista totalmente pan-africana, foi tão gratificante descobrir que, embora os criadores venham de muitas regiões diferentes e de diferentes caminhos criativos, sempre houve uma intenção – unificar e progredir a cultura colectiva de África. Juntamente com a Trace, a Johnnie Walker™ se orgulha de poder contribuir apresentando este reconhecimento”, acrescenta Adrian De Wet, Brand Lead House of Walker e IPS.

 

NOTAS PARA O EDITOR:

 

UMA LISTA COMPLETA DOS CRIADORES COM PEQUENAS BIOGRAFIAS ESTÁ DISPONÍVEL AQUI EM https://africatop30.trace.tv/ .

 

A Economia Criativa Africana

 

KEEP WALKING: AFRICA TOP 30 chega numa altura em que as tendências para a economia criativa de África são extremamente positivas. Relatórios da UNESCO indicam que a indústria cinematográfica Africana ainda em grande parte inexplorada poderia quadruplicar as rendas para 20 mil milhões de dólares, e criar mais 20 milhões de empregos, enquanto se espera que o fluxo de rendas da transmissão de música digital em África atinja 500 milhões de dólares até 2025. 

 

Sobre Johnnie Walker

 

Há mais de dois séculos que a Johnnie Walker tem estado comprometida com um espírito de progresso. Através desta inovação, a plataforma KEEP WALKING: TOP 30 ÁFRICA faz parte de uma implementação global contínua do próximo capítulo da campanha Keep Walking icónica e global da marca.

 

Sobre Trace

 

Lançada em 2003 na sequência da aquisição da revista impressa eponymous, Trace é uma plataforma multimédia global dedicada ao Hip Hop, às culturas afro-cêntricas, ao empoderamento das mulheres e dos criadores. Trace envolve mais de 350 milhões de fãs em 180 países, incluindo 290 milhões de fãs em África, com a missão de entreter e capacitar as pessoas a se levantar e brilhar.

 

Sobre a Diageo

 

Diageo é um líder mundial em bebidas alcoólicas com uma notável colecção de marcas em todas as categorias de bebidas espirituosas, cerveja e vinho.  Estas marcas incluem Johnnie Walker, Crown Royal, J&B, Buchanan’s e whiskies Windsor, Smirnoff, Cîroc e Ketel One vodkas, Captain Morgan, Baileys, Don Julio, Tanqueray e Guinness.

 

Diageo é uma empresa global, cujos produtos são vendidos em mais de 180 países em todo o mundo.  A empresa está cotada tanto na London Stock Exchange (DGE) como na New York Stock Exchange (DEO).  Para mais informações sobre a Diageo, a nossa gente, as nossas marcas, e o nosso desempenho, visite-nos em www.diageo.com.  Visite o portal global da Diageo sobre beber com responsabilidade, www.DRINKiQ.com, para informações, iniciativas, e formas de partilhar as melhores práticas.

Celebrando a vida, todos os dias, em todo o lado.

 

Arson Armindo
Author: Arson Armindo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *