Distrito Municipal Kamubukwana: Alcança Paridade de Género no sector Administrativo do bairro

0
Lúcia wate, técnica de serviço distrital de Gênero e acção social de kamubukwana

Lúcia wate, técnica de serviço distrital de Gênero e acção social de kamubukwana

Por: Edna Ngomane

A situação da Mulher Moçambicana está a ganhar contornos positivos principalmente porque esta ocupa lugares de tomada de decisão,sentimento partilhado por Lúcia wate, técnica de serviço distrital de Gênero e acção social de kamubukwana , durante uma entrevista concedida ao Jornal visão Moçambique inserida nas celebrações do dia da mulher moçambicana, cujo o epicentro é a 7 de Abril.

Lúcia Wate, relata que a mulher ao nível de Kamubukwana , está muito avançada pois ocupa lugares de topo na tomada de decisões importantes.

Ainda, segundo Wate, a denúncia de casos da violência baseado no gênero melhorou bastante, destacando um número de 366 casos nos primeiros três meses do ano em curso.

Wate fala também da paridade do género ao nível do distrito, apontando que em 14 bairros existem 7 secretarias e igual número de homens.

 Por outro lado, segundo a nossa entrevistada o aumento de casos denunciados deveu-se à presença de médicos legistas em várias unidades sanitárias do distrito municipal  kamubukwana.

Lúcia Wate,aponta os primeiros três meses do ano a atividade destacada está ligada às palestras e que existe um grupo específico virado para os jovens de modo a combater a violência doméstica encabeçada pela associação Meninos de Moçambique. de referir que o distrito Municipal de KaMubukwana é o mais populoso a nível da capital e com maior número de bairros constituídos por 14 secretários, dos quais 7 são mulheres. Helena Gertrudes é uma das seis secretarias do Distrito KaMubukwana e a primeira mulher a ocupar o cargo de secretária a nível do Bairro 25 de Junho “A”.

Arson Armindo
Author: Arson Armindo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado