Matola Rio: Pronta para ser autarquia — considera Abdul Issufo

0

Após o anúncio pelo Governo da aprovação da proposta de lei que cria mais doze autarquias locais, entre elas a da Matola Rio, na Província de Maputo, munícipes encorajam a cabeça-de-lista, a ser eleito, a trabalhar no ordenamento territorial, abastecimento de água, segurança e saúde como seus grandes desafios.

Neste âmbito, a Visão Moçambique está a fazer um trabalho de auscultação nas novas autarquias, ouvindo os   munícipes para a colher a sua sensibilidade em relação aos novos desafios que se impõem com a medida anunciada pelo Governo.

Nesta senda, a nossa equipa de Reportagem entrevistou   o munícipe Abdul Gafur Issufo, que vive há  23  anos no então posto administrativo, onde desenvolve actividades de interesse comercial.

No essencial, Issufo   fala de vários progressos alcançados, bem como os desafios impostos ao cabeça-de-lista que virá a dirigir os destinos da Matola Rio, afirmando que a zona vive momentos de franco desenvolvimento, sobretudo após a instalação da fábrica de fundição Mozal, que atraiu milhares de trabalhadores sazonais e fixos, bem como de inúmeras empresas que prestam serviços.

Segundo Issufo, a Matola Rio transformou-se numa extensão das cidades de Maputo e Matola, com atractivos e condições de habitação e oportunidades de negócio que levam vários jovens e pessoas da terceira idade a construírem casas e moradias de luxo.

Para Abdul Gafur Issufo, apesar deste crescimento, a Matola Rio enfrenta problemas que vão desde o parcelamento das áreas, ausência de um plano efectivo de arruamento, iluminação, abastecimento de água, segurança e o escoamento das águas pluviais.

O entrevistado, não deixou de dizer que para o edil que será eleito, deverá ter como uma das metas, municipalizar Matola Rio, de modo a criar condições de boa habitabilidade e convivência sã entre os munícipes.

Na opinião de Abdul Gafur Issufo, há vezes, por exemplo, em que quando chove fica inacessível à circulação, derivada da dificuldade do escoamento livre das águas pluviais que prejudicam a vida dos habitantes.

De igual modo referiu-se à necessidade de reforçar a segurança pública, dado que apesar de existirem 2  esquadras públicas, naquela zona residencial, há necessidade de reforçar com outras sub-unidades de policiamento.

“Também trabalhamos com um corpo de polícia comunitário que ajuda a dinamizar a segurança no local, pois, vivem o dia-a-dia da comunidade”, indicou.

Disse ainda, que o cabeça-de-lista terá como desafio, também, a criação de um corpo de polícia camarária de Matola Rio, cujos agentes vão ajudar na colecta de impostos ou taxas que vão viabilizar o desenvolvimento da nova autarquia.

Quanto a educação, Gafur relatou que Matola Rio possui 2 escolas grandes, a primeira é a Escola Secundária Nelson Mandela e a técnica Armando Emílio Guebuza. As duas instituições de ensino, acolhem vários alunos idos de outras províncias, mesmo assim, ainda faz falta proceder à  construção de mais escolas, tendo em conta que Matola Rio reúne um número considerável de jovens.

No que respeita ao sector da saúde, o nosso entrevistado diz que a zona possui  2  postos de saúde, sendo um na   Mozal e outro na Vila da Matola Rio. A fonte, reconhece que ainda constitui um grande desafio para o futuro presidente da Autarquia edificar mais unidades sanitárias com estatuto municipal.

“A Matola Rio é uma vila com condições para chegar a cidade. Tem tudo para dar certo” realçou assinalando que se regista uma convivência pacifica entre jovens e adultos, mas há que resolver as inquietações dos jovens dado se terem tornado mais exigentes.

Abdul Gafur, referiu com bastante ênfase que se revela importante capitalizar as grandes indústrias, que significa ocupar os jovens, dando oportunidades de emprego para a satisfação das suas necessidades e dos que os rodeiam.

Com esta fórmula, acrescenta o munícipe, poderia se reduzir apetências para o consumo de álcool ou droga e actividades criminais.

Apelos a paz e ordem

Num outro desenvolvimento, a fonte considerou a paz como um elemento importante e fundamental apelando a todos os cidadãos independentemente da filiação partidária para se dirigirem aos postos de recenseamento eleitoral, irem às eleições tranquilamente, de modo a evitar a agitação e rebeliões para que se tenha o município da Matola Rio instalado de boa forma e crescer como deve ser.

Recorde-se que o Governo moçambicano marcou para 11 de Outubro de 2023 as próximas eleições autárquicas, as sextas da história do país, onde conta com Matola-Rio como Vila situada no distrito de Boane na província de Maputo, que Administrativamente é uma localidade, sede de um posto administrativo do mesmo nome.

 Em 2012 o posto tinha uma população de 45 425 habitantes, que subiu para 104 000 no censo de 2017 e atingiu 139 000 em 2022. Matola-Rio está separada da cidade da Matola pelo rio Matola. Devido ao seu grande crescimento económico, especialmente industrial, nomeadamente com a instalação da fundição de alumínio Mozal e do Parque Industrial de Beluluane, a povoação sede foi elevada à categoria de vila em 18 de Maio de 2022.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *