Doses da Vacina da AstraZeneca contra a COVID-19  reforçam o programa de vacinação de Moçambique

0

 

A AstraZeneca ofereceu 2,8 milhões de doses da Vacina AstraZeneca contra a COVID-19 Moçambique através da COVAX em dezembro. Isto aumenta para cerca de 4,9 milhões, o  número total de doses da Vacina AstraZeneca contra a COVID-19 fornecidas a Moçambique  através da COVAX durante o ano de 2021. 

A COVAX é uma iniciativa global coliderada pela Coalition for Epidemic Preparedness  Innovations (CEPI, Co Aliança para Inovações em Preparação para Epidemias), pela Gavi (a  Aliança de Vacinas) e pela Organização Mundial da Saúde, que trabalha com os governos e  fabricantes para permitir que pessoas em todo o mundo tenha acesso às vacinas contra a  COVID-19, independentemente do nível de renda.

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, louvou esta remessa: “Esta remessa da COVAX de  Vacinas da AstraZeneca contra a COVID-19 vai fortalecer as Fases 3 e 4 do programa de  vacinação de Moçambique que planeia vacinar pessoas em todo o país, particularmente nas  áreas rurais. Este é um passo importante na nossa luta contra esta pandemia”.

Barbara Nel, Presidente da AstraZeneca para a região de África, disse: “Estamos muito  satisfeitos por ver a chegada desta remessa de vacinas através da COVAX, incluindo a  chegada de doses do ´Serum Institute of India. Esta remessa é um passo importante para  que Moçambique alcance a sua meta de vacinação de 60% da população”.

Trabalhando com os nossos parceiros da COVAX, a AstraZeneca continua a acelerar o  acesso equitativo às vacinas. Até à data, estima-se que a vacina da AstraZeneca tenha  ajudado a prevenir 50 milhões de casos de COVID-19, 5 milhões de hospitalizações e ajudado  a salvar mais de um milhão de vidas. Mais de 2,5 mil milhões de doses da vacina da  AstraZeneca alcançaram mais de 170 países em todo o mundo. Destas, mais de 45 milhões  foram fornecidas a África, mais de 17,5 milhões para 26 países da África Subsaariana  nos últimos dois meses.

Vacina da AstraZeneca contra a COVID-19 

A Vacina da AstraZeneca contra a COVID-19, (ChAdOx1-S [Recombinante]), anteriormente  AZD1222, foi co-inventada pela Universidade de Oxford e pela sua empresa associada,  Vaccitech. Esta usa um vector viral do chimpanzé deficiente para replicação baseada numa  versão enfraquecida de um vírus da gripe comum (adenovírus) que causa infecções em  chimpanzés e contém o material genético da proteína Spike do vírus SARS-CoV-2. Após a  vacinação, a proteína Spike superficial é produzida, preparando o sistema imunológico para  atacar o vírus SARS-CoV-2, caso este infecte o corpo mais tarde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *