Moçambique chegou a cifra de 10 milhões de pessoas totalmente imunizadas contra a covid-19. A nota foi revelada pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, durante a comunicação àquela nação, na noite desta quarta-feira, 19, onde revelou que em breve crianças dos 15 anos serão imunizadas.
O estadista moçambicano disse durante seu discurso que as autoridades da saúde vão ministrar uma vacina de reforço aos cidadãos com 60 anos ou mais, para além de abranger grupos vulneráveis e com doenças crónicas como a Diabetes.
Numa noite de incertezas sobre o que aquele dirigente diria ao povo, Nyusi anunciou a reabertura das praias num horário específico que começa às 5 da manhã até às 4 da tarde, chamando atenção aos poderem estar nas praias para evitarem aglomerações e proibiu a venda e consumo de bebidas alcoólicas naqueles recintos de lazer e desporto.
Para a alegria dos empresários e agentes económicos, o Presidente Moçambicano, anunciou a retoma normal de abertura e encerramento de estabelecimentos comerciais a todos os níveis. Neste número Filipe Nyusi, referiu que a abertura total dos serviços essenciais e demais dependerão do comportamento dos cidadãos e agentes económicos no cumprimento das medidas de prevenção e combate à pandemia, reforçando a mensagem de que “a máscara não dói”.
Nesta senda, por mais 30 dias, os moçambicanos deverão passar por este teste e segundo palavras do Estadista tudo pode mudar para positivo caso sejam cumpridas todas as recomendações.
Acompanhe o resumo neste áudio:
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.