Parte de Xangai volta ao bloqueio e distrito de Pequim fecha locais de entretenimento

0
Profissionais de saúde em trajes de proteção coletam amostras para exame de detecção de Covid-19 de moradores de Pequim 27/04/2022 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

Profissionais de saúde em trajes de proteção coletam amostras para exame de detecção de Covid-19 de moradores de Pequim 27/04/2022 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

Ambas as cidades diminuíram as restrições generalizadas do Covid recentemente após um declínio em novos casos

Segundo escreve a CNN BRASIL, Xangai e Pequim voltaram a receber novo alerta de Covid-19 nesta quinta-feira, depois que partes do maior centro económico da China começaram a impor novas restrições de bloqueio, enquanto o distrito mais populoso da capital chinesa fechava locais de entretenimento.

Ambas as cidades diminuíram as restrições generalizadas do Covid recentemente após um declínio em novos casos. No entanto, o país manteve uma política de “covid-zero dinâmico” destinada a encerrar as cadeias de transmissão o mais rápido possível.

O extenso distrito de Minhang, em Xangai, que abriga mais de 2 milhões de pessoas, disse na quinta-feira que realizará testes de ácido nucleico para todos os moradores em 11 de Junho e ordenou que os moradores fiquem em casa durante o período.

De acordo com avisos emitidos para pelo menos três bairros, os moradores devem ficar em casa até sábado, e completar cinco rodadas de testes obrigatórios que terminam em 23 de Junho.

Muitos deles estavam no distrito central de Xuhui, onde cercas verdes e tábuas de madeira vermelhas surgiram na semana passada, fazendo barricadas entre os moradores e provocando uma nova indignação pública.

Um meio de comunicação do governo de Xangai, The Paper, disse que um dos surtos de Xuhui foi atribuído a um conhecido salão de beleza, o Red Rose, no centro da cidade, que reabriu em 1.º de Junho, quando o bloqueio em toda a cidade foi aliviado.

Três trabalhadores de lá deram positivo para Covid-19, informou na quinta-feira. A loja recebeu 502 clientes de 15 dos 16 distritos da cidade nos últimos oito dias, disse.

“Quando isso vai acabar?”, comentou um usuário do Weibo em uma reportagem da mídia sobre a Rosa Vermelha. “Eu só quero ter uma vida normal.”

Embora a taxa de infecção da China pareça muito baixa em comparação com muitos outros países, que optaram agora por viver com o vírus, o governo dobrou sua política de Covid zero para proteger idosos e o sistema médico, alertando que não vai tolerar nenhum comentário ou acções que duvidem ou repudiem a política.

A China registou 240 novos casos de coronavírus nesta quarta-feira 8 de Junho, dos quais 70 são sintomáticos e 170 assintomáticos, informou hoje (9) a Comissão Nacional de Saúde.

 

FONTE: CNN BRASIL

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *