JOVIAL SETINA já está na corrida pela Vila de Homoine

0

Visitou Maputo para representar as mulheres na conferência sobre mulher e género.

A Cabeça-de-lista da FRELIMO pela autarquia de Homoine, está empolgada com os avanços que o país regista nos últimos tempos, principalmente no concernente a área da mulher. Jovial Setina aponta que o esforço do Governo moçambicano é maior visando garantir que a mulher alcance o seu lugar que é igualdade de género.

“Sentimos que este objectivo do Governo de Moçambique está a se alcançar gradualmente. Já temos mulheres em vários órgãos e em lugares de direcção, desde chefes de localidade, enfermeiras, Assembleia da República, então, eu acho que a mulher está bem, só precisa de trabalhar mais”.

Depois do alvoroço que existiu pela imprensa sobre sua escolha para Cabeça-de-lista, SETINA explicou que o seu partido, foi pela inclusão de género, pese embora, algumas de suas companheiras tendo a questionado e se indagado.

“A Mulher tem sido cada vez mais desafiada ao crescimento e desenvolvimento do país e neste processo de selecção dos cabeças de lista, sobretudo dos municípios, no partido FRELIMO ouve essa questão de inclusão de género apesar de que há mulheres que dizem ainda é pouco”.

Jovial Setina, também, aceita ser pouco, mas avança que é um avanço, pois as mulheres do partido tem sua cota como membros, que se divide também pela juventude.

“Ainda é pouco precisamos mais, nós temos a nossa cota e uma cota para a juventude e outra para os homens, assim sucessivamente. Então, sempre que há uma eleição interna, há uma percentagem reservada às mulheres, e olhando para aquilo que foram às eleições internas estamos satisfeitas porque em todas às assembleias temos mulheres. Temos mulher camponesa, mulher professora, do mercado, mas também não possível ter em todos os status, mas temos a mulher a representar lá”, disse a candidata.

Questionada sobre seu futuro como Edil de Homoine, Jovial Setina, reconheceu ser uma grande responsabilidade começar, mas, se desafiou, por acreditar que o difícil não é impossível.

“Eu particularmente, Jovial estou preparada, conheço distrito de Homoine, nasci lá, cresci lá, comecei a trabalhar lá, tenho minha família lá, estou sempre nos finais de semana lá e passo as minhas férias lá, então é um terreno que Conheço, sei quais são os desafios”, justificou Setina.

A priori a cabeça-de-Lista da Frelimo, tem já o prefácio do seu manifesto e atirou algumas prioridades caso seja eleita edil da Vila de Homoine.

“Temos a situação das estradas, das vias nas artérias da vila estão totalmente degradadas, então serão um dos primeiros desafios, uma das nossas primeiras actividades, para além das vias de acesso da vila temos também que abrir outras nos bairros, porque os nossos bairros estão de uma forma desordenada”, apontou.

Além do ordenamento territorial, a entrevistada referiu aquela região do país é ciclicamente afectada pelo fenómeno de erosão, “é um problema que será difícil, mas como falei, não será impossível”.

Potencialidades para a nova vila autárquica

Setina disse que o maior tesouro de Homoine está na Agricultura praticada nas zonas baixas da vila autárquica como é caso concreto de Marrengo e Chojiguire.

“Olhando para aquilo que é a bandeira da província de Inhambane, podemos contar com o coco, algumas frutas e por enquanto é mais ou menos isso que temos”, disse.

“Acredito que sim, só a própria planta de Homoine tem uma estrutura muito bonito e muito organizada que reactivando aquilo que era o desenho antigo vai ser uma referência para Província de Inhambane, e nós queremos trabalhar nesse sentido para poder construir uma referência para Província de Inhambane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *