NAMASHULUA ASSEGURA MAIOR EXPANSÃO DO ENSINO BILINGUE

0

A Província de Maputo acolheu, no dia  21 de Fevereiro de 2022, a cerimónia central do Dia Internacional da Língua Materna, que sob o lema _Usando a Tecnologia para Aprendizagem Multilingue: Desafios e Oportunidades teve lugar na Escola Primária de Sábie, Distrito da Moamba, tendo sido dirigida por Sua Excelência Carmelita Rita Namashulua, Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano.

Na ocasião Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua referiu que a língua materna contribuía para a promoção da paz, desenvolvimento, pois tem um papel preponderante na história individual e colectiva, e é o garante da promoção e garantia da igualdade e inclusão social, sobretudo nos processos de governação, caminho para educação inclusiva, patriótica e de qualidade.

 

Teresa Mauaie, Administradora do Distrito da Moamba, considerou que a data é importante para a valorização da língua e cultura envolvente. Já os parceiros de cooperação comungam que a data serve para promover o Ensino Bilingue para melhoria do desempenho escolar, assim como uma grande oportunidade para a revitalização das línguas, protegê-las e transformá-las num património comum.

A Directora Provincial da Educação,
Deolinda Chaúque Cossa,   em representação do Governador de Maputo Província, Júlio Parruque, referiu que 21 de Fevereiro é data a verdadeira da exaltação da cultura, história, valores de cidadania e de patriotismo do povo moçambicano. Este facto se concretiza pela sábia decisão do Governo central de incluir as linguas maternas nos currículos.

Cossa aponta ainda  que a Província de Maputo introduziu o ensino Bilingue no ano de 2003 na EPC de Mahubo KM10, contando hoje com 189 escolas. “Só em 2021, o aproveitamento comparativo aponta para 88,9% para Bilingue e 84.1 para o monolíngue, facto expressivo da importância da implementação das línguas maternas no processo de Ensino e Aprendizagem.”  disse.

 

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado