Raúl Novinte diz que alguns membros da RENAMO esqueceram a causa de Afonso Dhlakama

0

O antigo Edil de Nacala Porto, Raúl Novinte, deu aulas aos jovens daquela parcela do país, sobre a democracia, lembrando a todos eles que é seu papel defender os interesses da maioria e não particulares. Novinte, que entrou na presidência da Autarquia Nacala Porto, em 7 de Fevereiro de 2019, parece esclarecido e durante sua alocução, aponta que se a RENAMO fosse a mesma, os candidatos à sua presidência deviam, ter feito o pedido de votos pelos círculos há mais de 3 meses, para que fossem à corrida eleitoral preparados.

Para Novinte, um partido que é dona da democracia, fica estranho quando é o primeiro a expulsar membros, porque falaram diferente do seu presidente. Aliás, nota ele, que a RENAMO, não foi à guerra para apenas ser o 2º maior votado, e sim, presidir os destinos do país.

“Vamos deixar de conteraniedade, macua, macua, o projecto não é esse, o projecto aqui é ver alguém capaz de dirigir este país. Esse é o compromisso dos moçambicanos. Os moçambicanos, quer do Rovuma ao Maputo, estão a chorar procurando um líder e de repente, um jovem, um Fulano aparece e o povo diz é este mesmo e alguém quer impedir” — disse Novinte indagando aos presentes “essa pessoa ama Moçambique?”.

A fonte refere que os processos segmentados por Venâncio Mondlane, não foram feitos de livre vontade, mas, “ele fez aquilo porque chegou a conclusão de que a RENAMO está se a comportar como a FRELIMO, e nós não podemos ser como FRELIMO, temos que ser diferentes, porque temos a responsabilidade implementar a democracia, porque fomos nós que trouxemos a democracia e lutamos”, refere Novinte.

O membro sénior da RENAMO, diz que, “aqueles que agora querem voltar para trás, lutaram, mas se esqueceram dos ensinamentos de Dhlakama, esqueceram dos ensinamentos de Matsangaissa, já querem introduzir a ditadura dentro do partido”.

“Nas condições normais, para se eleger um presidente do partido já teria começado uma campanha há 3 meses internamente… eu podia entrar me candidatar… não problema isso”, explana Novinte.

Os detalhes adicionais sobre os pronunciamentos de Novinte estão contidos num extracto de vídeo de 7 minutos que também o publicamos abaixo. Ou pode optar pelo link do Facebook(https://facebook.com/visaochanneltv)

 

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *