Sábado Literário: jornalismo moçambicano e literatura brasileira unem-se

0

No decurso da tarde literária de Cuamba, denominada Sábado Literário, Abdul Assides e Joacles Costa, estreitaram  as suas relações de cooperação e trabalho, cujo objectivo central é despertar o gosto pela leitura, através do recital de poesia.

O recital é uma iniciativa do professor, escritor, poeta e jornalista moçambicano Abdul Assides, com o reforço de Euse Patrício, Sabir Uatata e apoio organizacional do Jornalista e escritor brasileiro Joacles Costa, directamente do Brasil.

A festividade começou com a apresentação do Clube de Leitura de Cuamba, linha da qual exercerá as actividades de recriação do espaço literário, metodológicos, sociais e artísticas. No primeiro momento, houve uma conversa literária, sendo definido um perfil do estudante moçambicano.   Na ocasião participaram do sarau poético 36 jovens, entre estudantes e outros convidados. O grande objectivo do acontecimento, expandir a arte da escrita e despertar o gosto da leitura dos participantes, por uma declamação de poesias.

Seguiu-se a apresentação de livros literários existentes na Biblioteca da Escola Secundária de Cuamba, numa soma de 17 livros, na sua maioria escritos pelo poeta-mor, José Craveirinha, considerado o poeta maior de Moçambique, entretanto, notou-se um desconhecimento da literatura, assim como do perfil do estudante (identidade) de modo maioritário.

No início os recitadores estão acanhados para ler, tendo alguns, apresentado dificuldades de leitura perante o público.  Todavia, mais tarde, cada participante começou a demonstrar um grande interesse e um desejo pela leitura. Houve declamações de poesia, contos, e advinhas para familiarizar os participantes ao grupo.

 ‘‘Na nossa conversa, destacamos a falta do desejo pela leitura como uma doença, um vírus que deve ser combatido e a arma é o livro através da leitura. De acordo com os objectivos traçados e alcançados, pode-se afirmar que o evento foi um sucesso, isto porque todos os participantes leram, declamaram e contaram diversas experiências de vida e marcou-se que o evento deve continuar a cada sábado,” declarou Abdul Assides.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado