No bairro Zintava, distrito de Marracuene na província de Maputo, vária residências viram suas construções demolidas devido ao apossamento ilegal de terra. O cenário é descrito por Sérgio Sumbane, director do Serviço Distrital de Planeamento e Infrastructuras (SDPI) de Marracuene. Sumbane aponta que os aproveitadores de terra de forma ilegal perigam o meio ambiente, derrubando árvores e fazendo construções sem autorização das entidades competentes, tendo em conta que a terra é pertença do Estado.
Devido a este escândalo segundo conta Sérgio Sumbane foram detidos 6 membros da comunidade de Zintava, descritas como agitadoras de pessoas naquela parcela do país a praticar actos ilícitos concernentes ao uso de terra sendo que um encontra-se foragido.
Sérgio Sumbane, sublinhou que é a terceira demolição que está sendo realizada com as mesmas pessoas. “Já tiveram alerta sobre o não uso do local. As pessoas que vimos nos jornais não são verdadeiros proprietários, são guardas e nalgum momento são instrumentalizados por reais invasores”, revelou o Director do SDPI.
Por: Laurinda Macanda do distrito de Marracuene
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.