O Conselho Constitucional francês recebeu 11 candidaturas às eleições presidenciais cuja primeira volta será a 10 de Abril do ano em curso. A candidata da direita, Valerie Pécresse obteve o maior número de assinaturas de eleitos nacionais e locais.
Por outra, Emmanuel Macron, tem 10 adversários, para ser reeleito Presidente da França para os próximos cinco anos. Assim, os franceses escolher entre Nathalie Arthaud, Nicolas Dupont-Aignan, Anne Hidalgo, Yannick Jadot, Jean Lassalle, Marine Le Pen, Emmanuel Macron, Jean-Luc Mélenchon, Valérie Pécresse, Fabien Roussel e Éric Zemmour.
Todos estes candidatos conseguiram reunir até à tarde de hoje, data-limite para a apresentação das assinaturas, mais de 500 ‘apadrinhamentos’ de eleitos nacionais e locais para formalizar a sua candidatura ao Eliseu.
Macron recandidata-se num clima de incerteza global, avisando que, devido ao seu papel activo como mediador na invasão da Ucrânia pela Rússia, vai estar pouco presente na campanha.
Caso nenhum candidato reúna mais de 50% dos votos na primeira volta, a segunda volta das eleições realiza-se no dia 24 de Abril entre os dois candidatos mais votados.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Facebook Comments