Num áudio que circula nas redes sociais a antiga Ministra do Trabalho, Helena Taipo faz um desabafo sobre diversos assuntos da actualidade do país e dá a sua versão sobre o caso das dívidas ocultas fazendo ataques directos ao Presidente da República, Filipe Nyusi.
“Este projecto que esta a se levar ao julgamento, este senhor (Filipe Nyusi) trouxe no Conselho de Ministros… e eu estava lá, nos todos estivemos lá. Até queria se tirar aquela coisa, o Bairro Militar, este Bairro Militar aqui (na cidade de Maputo), queria se tirar para se construir não sei o que, o chefe (Armando Guebuza) é que travou, disse ‘olha é preciso criar condições para os militares que estão ali’” explica Helena Taipo.
No áudio de mais de 30 minutos, gravado a partir de Nampula, Taipo diz que o projecto das dívidas ocultas foi apresentado por Nyusi, na altura Ministro da Defesa Nacional.
“Quem apresentou o projecto foi o senhor (Filipe Nyusi?). Hoje a gente fica chateada quando este senhor (Filipe Nyusi) está a levar as pessoas para o tribunal desta maneira. Não pode. E nós estamos aí a aceitar, sim, dívidas ocultas. Não foram ocultas estas dívidas, o Conselho de Ministros aprovou”, acrescentando que “chamem todos os membros do Conselho de Ministros… O Conselho de Ministros aprovou”, refere considerando ser injusto que um “punhado de pessoas” esteja a ser sacrificado.
Segundo Taipo, Nyusi é a pessoa que mais conheço o assunto.
“Este senhor (Filipe Nyusi?) está a querer ser o mais… mais. Não é verdade… É a pessoa que mais sabe, mas está a aproveitar-se de vocês jornalistas…” refere a antiga dirigente que sugere ainda que o antigo Ministro da Defesa Nacional devia estar no julgamento como réu.
“Este senhor tem que estar no banco de (réus).”.
Para Taipo, o Presidente da República, Filipe Nyusi, podia ter evitado o julgamento e agora o Norte (do país) está chateado por ter se levado o caso das dívidas ocultas para o julgamento.
“O Norte está chateado. E sente-se traído. Porque até os melhores amigos dele dizem-nos ‘ele traiu-nos’. Inclusive nós… Não esperávamos que Guebuza fosse chamado para dizer este tipo de coisas. Esperávamos que ele tivesse liderado este processo e dissesse ‘são assuntos de soberania e eu como presidente assumo. E na altura eu era Ministro da Defesa’. Ele assumia e tenho a certeza que falar-se-ia, mas não seria um vexame como agora. Empurrar até ao tribunal? É isso que nós achamos que falhamos. E pela primeira vez que o poder está no Norte. Então traiu-nos. Não era isso que nós esperávamos.”.
Taipo mostra sua fidelidade ao antigo Presidente da República, Armando Guebuza e lamenta pelo facto de o mesmo ter que ser ouvido como declarante.
“Para mim, foi um choque. Até foi antes de ontem que a secretária falou comigo. A (Maria) Inês (ré ouvida no julgamento na Quinta-feira) me disse ‘o chefe foi arrolado’, eu ainda não tinha visto os jornais. Mas Janfar quando me mandou os jornais, fiquei muito mal”.
Helena Taipo foi Ministra do Trabalho nomeada por Armando Guebuza e ocupou pasta de Governadora Provincial e Embaixadora, nomeada por Filipe Nyusi. Esteve detida acusada por corrupção e saiu recentemente. Aguarda o julgamento em liberdade.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.