As autoridades de fiscalização de pescado na provÃncia da Zambézia, apreenderam duas viaturas sem nenhuma documentação regularizada, contendo 176 sacos de peixe e 79 sacos de peixe e camarão, com destino à Nampula e distrito de Morrumbala respectivamente, cuja captura está proibida desde Novembro, devido ao perÃodo de veda em vigor.
Da quantidade, estima-se 22 toneladas em duas viaturas e a sua apreensão deu-se esta Quarta-feira (18) no distrito de Mopeia, na sequência da actividade de fiscalização pesqueira por parte de fiscais de pesca e PolÃcia Costeira Lacustre e Fluvial (PCLF), desta parcela do paÃs no âmbito do seguimento das medidas de defeso e veda 2022 â 2023 em curso.
Esta é a segunda vez que as autoridades de fiscalização, apreende o tipo de pescado em menos de duas semanas, sendo o outro caso aconteceu na semana finda num camião que sai da Beira com destino a Nampula, com quantidade de 20 toneladas. Esta viatura saiu a dois dias mediante pagamento de multa no valor de 1 milhão de meticais.
O chefe da fiscalização da pesca, nos Serviços Provinciais de Actividades Económicas da Zambézia, Augusto Dongo, confirmou o facto e disse a apreensão das últimas duas viaturas aconteceram em plena actividade de fiscalização rotineira, onde os fiscais surpreenderam condutores quando tentavam passar disfarçadamente nos postos de controle.
Dongo, explicou que a pesca decorreu ao longo da Delta do rio Zambeze, distrito de Luabo e sendo zonas mais restritas, como e no caso de Mangondo e Chinde onde os pescadores praticavam suas actividade normalmente, daà que, segundo a fonte, houve a necessidade de se aumentar a polÃtica de fiscalização que culminou com sucesso.
Questionado sobre o passo a seguir, a fonte, garantiu que há dois aspectos a considerar, cujo primeiro é multa ao transportador num valor avaliado em 6 salários mÃnimos da nova tabela salarial correspondente a 52 mil 548 meticais e depois colocar em hasta pública o produto. âCabe aos donos do produto comprar ou nãoâ â fez saber Dongo.
Segundo as autoridades da Zambézia, com esta quantidade dos dois camiões, sobe para 42 o número de toneladas apreendidas na posse de diverso pescado só para o mês em curso (Janeiro).
Sabe-se que nos donos do pescado ora apreendido, há renitência no pagamento da multa ou recompra, cujo valor mÃnimo em cada saco é de 5 mil meticais.
MAIS...
Manhiça lança 1º Festival gastronômico com olhos postos no impulso do turismo de praia
Para impulsionar o desenvolvimento do turismo e incrementar mais investimentos, na provÃncia de Maputo no sector de tecnologia, cultura, pesca,...
Claudia Cataldi é a Nova Presidente da Associação Brasileira de Imprensa de MÃdia Eletrônica – ABIME – RJ
A jornalista e apresentadora Claudia Cataldi assumiu a Presidência da ABIME/RJ - Associação Brasileira de Imprensa de MÃdias Digitais e...
Resultados Eleitorais: RENAMO não sente intimidação das temperaturas altas e esta quinta-feira os 38º não serão impecilho
A Resistência Nacional Moçambicana(RENAMO), que está a marchar, tendo feio até então mais de 10 edições, entre pacÃficas e algumas...
ÃLTIMA HORA: Governador da Zambézia “manda passear” a opinião dos ambientalistas sobre a exploração de areias pesadas
Pio Matos, numa entrevista que concedeu uma entrevista ao Diário da Zambézia em Setembro último, terá dito que a exploração...
Ãltima Hora: Ex vice-Ministro da Terra e Ambiente é o novo Secretário de Estado de Manica
O Presidente da República exonerou hoje o Secretário de Estado da ProvÃncia de Manica ao mesmo tempo que exonerou o...
Comentários do Facebook