Chiquinho “CONDE” da etimologia a realidade das cobras que já não mordem

0
Chinho Conde Mocambique

Chinho Conde Mocambique

Chiquinho Conde foi oficialmente apresentado à selecção nacional de futebol masculino “Mambas” no início desta semana e deverá amanhã apresentar o Onze(11) inicial que vai representar o país frente a Costa do Marfim, a 11 de Novembro, e Malawi, três dias depois.

Da Etimologia “Conde” podemos dizer ser de originária do Latim imperator, “chefe, comandante”, um título inicialmente dado a um general romano vitorioso, do verbo imperare, “comandar”.

Chiquinho Conde, tem na sua estreia à selecção nacional mostrar o que realmente vale seu último nome “Conde”, senão poderá à semelhança dos Chissano, Gonçalves e demais ficar de fora e com risco dos Mambas não participarem mais de campeonatos internacionais.

A missão espinhosa de levar o nome de Moçambique além fronteiras, está agora nas mãos de Chiquinho Conde, nascido a 22 de Novembro de 1965 na cidade da Beira, Sofala.

De nome próprio Francisco Queriol Conde Júnior e para o diminutivo Chiquinho, o seleccionador nacional tem em suas mãos uma equipa que desmotivada e confusa precisa se reencontrar e fazer do futebol uma luz para lançar Moçambique aos holofotes e reduzir a humilhação.

Conde com dupla nacionalidade jogou em Moçambique como avançado até ao ano de 1988 tendo nos anos seguintes rumado para Portugal onde brilhou pelos Leões e passado pelo Belenenses, V. Setúbal, Portimonense e demais clubes.

Uma vitória é o que Moçambique espera da estreia de Conde no dia 11 de Novembro antes de completar 55 anos de idade.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *