Senegal entra para história do africano em futebol após derrotar o Egipto

0

O Senegal entrou para a lista das nações africanas a vencer uma taça continental, após derrotar por 4-2 o Egipto.

Num jogo muito bem disputado pelas duas equipas, com o público a puxar pelos descendentes de Faraó, o Senegal não se deixou levar a conseguiu puxar os 90+ e levou a partida às penalidades. O Egipto, lançado para o campo como o favorito e decidiu continuar com o jogo que trouxe ao CAN, sucumbiu aos colonizados franceses, no momento de vamos ver, após 120 minutos em campo.

 

Quer dizer, Egipto e Senegal fazem uma fase de grupos de rir. O Egipto passa com dois golos marcados, o Senegal, espante-se, com um. O Egipto soma seis pontos (derrota, vitória, vitória), o Senegal só, cinco (vitória, empate, empate). Na fase a eliminar, o Senegal despacha a concorrência nos 90 minutos, enquanto o Egipto vai sempre para além dos limites. É penáltis vs Costa do Marfim, é prolongamento vs Marrocos e há novamente penáltis vs Camarões (anfitrião). Ou seja, o Egipto tem mais 90 minutos nas pernas que o Senegal, sem contar com o stress dos penáltis.

Momento de Panáltis

Começa o Senegal, com o capitão Koulibaly. Golo, embora Gabaski toque na bola. Seguem-se o 1:1 de Zizo e o 2:1 de Diallo (mais uma vez, Gabaski adivinha o lado da bola) até Abdelmonem acertar no poste. Alegria senegalesa, choradeira egípcia, olhar esfíngico de Queiroz. Calma, ainda falta. Bouna Sarr avança e Gabaski defende. Trocam-se os papéis, Queiroz vibra com o braço direito. Hamdy engana Mendy, 2:2. Bamba Dieng engana (finalmente) Gabaski, 3:2. Lasheen atira, Mendy defende. Uyyyyyyy. Olhar esfíngico de Queiroz. Agora é Mané. Se marca, vitória do Senegal. Se falha, o Egipto ainda respira. Mané mete a bola na marca dos 11 metros, recua ligeiramente e inicia a corrida. Gabaski adivinha-lhe o intento, a bola é mais veloz e certeira. Aí está o que é, Senegal campeão africano.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *